História

Os primórdios do pequeno Hospital e Maternidade São Marcos, aconteceram em 1957, quando foi fundado pelos médicos Dr. Carlos Marquez e Dr. Mário Curado na região central da capital Goiânia (GO).

Nessa época era focado em 3 serviços principais: maternidade (partos), pronto-socorro e internações de baixa complexidade.

Era um pequeno hospital, focado apenas em atendimentos ao serviço público.

Em 1985, três jovens médicos resolveram que precisariam de um local para trabalhar melhor e fizeram a aquisição.

Os médicos Dr. Ibrahim Jacob Facuri, Dr. Jorge Jacob Facuri e Dr. Willgton Costa Teixeira conseguiram dividir a sua aquisição.

Depois de mais de 15 anos trabalhando juntos, o Dr. Ibrahim Jacob Facuri assumiu a totalidade das cotas.

Com isso, ele poderia colocar o seu grande sonho em ação: demolir e reconstruir um novo hospital de mais alto padrão.

Como já era uma estrutura muito antiga, sob comando da nova gestão, decidiu-se demolir todo o prédio e refazer um hospital inteiro novo.

O Dr. Ibrahim investiu todas as suas economias e precisou vender seus bens, para que as obras de reconstrução acontecessem entre 2004 e 2008.

Finalmente, depois de 4 anos de sacrifícios, foi inaugurado o novo hospital, agora com o nome atual: Hospital Jacob Facuri.

O nome “Jacob Facuri” é uma homenagem ao pai do Dr. Ibrahim Jacob Facuri e do Dr. Jorge Jacob Facuri, que também era avô dos sócios-diretores atuais Dr. Ibrahim Filho e Dr. Jacob Neto.

O senhor Jacob Facuri não era médico, foi um comerciante e imigrante libanês que também reconstruiu a sua vida e da sua família no Brasil. Foi quem deu oportunidade de estudo aos fundadores.

Nos últimos anos foi feita uma transição nos últimos anos de um hospital pequeno e de baixo padrão (antigo “São Marcos”) para o novo Hospital Jacob Facuri.

Agora muito maior em estrutura, muito melhor em serviço, com novas parcerias, mais investimentos e aprimoramentos continuados.

Antes o hospital tinha apenas 30 leitos e hoje o hospital tem mais de 200 leitos (entre apartamentos, enfermarias, UTI adulto, UTI neonatal e UTI pediátrica), hemodinâmica, exames de imagem e muito mais.

Nos últimos foi feita a aquisição de alguns prédios nos arredores e anexos ao hospital, a fim de se fazer expansões.

Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19 em que estivemos trabalhando na linha de frente, finalizamos a primeira grande expansão, com mais 28 novos apartamentos de alta qualidade, mais 15 leitos de UTI adulto de alta eficiência e 15 leitos de UTI pediátrica (ainda não operacional, mas que deverá ser inaugurada em breve).

Nossas perspectivas para esse ano é finalizar a expansão de mais um prédio em que, além de diversos serviços novos distribuídos em 8 pavimentos, também teremos um novo pronto-atendimento (emergência 24 horas).

A nova emergência será o maior pronto-atendimento 24h de Goiás. Ocupará 2 pavimentos (o térreo e o 1º piso). Serão mais de 1.000m² de pronto-atendimento moderno, com equipamento de qualidade, com consultórios médicos de especialidade, sala de gesso, área vermelha com leitos de estabilização (pacientes mais graves) e leitos de medicação Box-hora comuns (pacientes menos graves).

Além disso, vamos finalizar nosso processo de acreditação hospitalar, ONA 2, que confere ao hospital a certificação de alto grau de qualidade e segurança ao paciente.

Nas últimas duas décadas, viemos expandindo os departamentos e investindo na melhoria contínua dos serviços, sempre com humildade para reconhecer pontos de melhoria e com disciplina para crescer.

Foram abertos diversos novos leitos, sendo 74 leitos gerais, 51 leitos de UTI adulto, 30 leitos de UTI neonatal, 15 leitos de UTI pediátrica e 14 leitos de suporte. Além de contar hemodinâmica, exames de imagem, centro cirúrgico amplo, emergência 24h, serviço de endoscopia e outros serviços.

Assim, hoje conseguimos nos estabelecer como o maior hospital privado de Goiás em número de leitos e com solução completa para pacientes e parceiros institucionais. Tudo isso distribuído em mais de 7.000 m² de área construída (e com a expansão deste ano teremos 13.500 m²).